PAIS

Os primeiros catequistas são os pais, (quem cuida) é no colo dos pais que as crianças começam a conhecer Jesus A melhor maneira de educar na fé, é pelo exemplo. Haverá maior ternura que uma mãe benzendo o seu bebé "eu te abençoe meu amor em Nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amén" Se os pais rezam, os filhos aprender a rezar.... Os sinais em casa, como o Crucifixo a Bíblia o Terço… "Conduze à criança no caminho do bem, da Luz porque mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar."( Provérbio 22,6)

sábado, 10 de novembro de 2018

“Já vou à catequese “O lugar de Jesus na nossa vida: pessoal e famíliar”


Estimados pais se decidiram fazer catequese com os vossos filhos no aconchego do vossa casa, vamos dar-vos algumas sugestões:

- Arranje lá em casa um local a que chamaremos “o cantinho da catequese”, nesse cantinho vamos coloca se possível:
 - Um Crucifixo ou imagem de Jesus;
- a Bíblia;
- o catecismos das crianças;
- o guia dos pais
- o CD com as musicas da catequese;
- uma vela.
Os animadores partilham no encontro de pais sugestões que facilitem a catequese
Por exemplo como trabalhar o 1º tema da catequese “Já vou à catequese”, para que as crianças  compreendam a razão de fazer catequese em casa.
E explicar-lhe que vão encontrar-se com a catequista e com os outros meninos e meninas do grupo
Onde vão partilhar que os pais também vão à catequese, porque querem conhecer (ainda melhor) Jesus Cristo pois Ele é um Amigo que vale a pena conhecer cada vez melhor;

Em casa escolhem um dia para a catequese, mostrar fotos de família especialmente os momentos mais especiais salientando a importância da vida em família a partir dos momentos belos, de alegria, que “falam” da riqueza das relações familiares:
 Fotos do casamento dos pais
 Nascimentos dos filhos
 Batismo. Lembrar o compromisso assumido pelos pais e padrinhos de o educarem na fé e que a catequese que vai começar e a continuação do que começou naquele dia.
 Do diálogo que vai surgir, registar uma ou mais frases escolhidas por cada um que ficarão expostas durante o mês num local visível da casa ( pode ser no cantinho da catequese).
Ex.- Vou à catequese conhecer Jesus;
- O papá e a mamã são amigos de Jesus;
- No meu batizado era pequenino, agora sou mais crescido já vou à catequese.

Sem comentários:

Enviar um comentário